sábado, 16 de janeiro de 2016

Expedição Fim do Mundo - Ushuaia

A segunda etapa da expedição de reconhecimento se iniciou  no dia 11 de janeiro, quando partimos mais uma vez em direção ao fim do mundo para enfrentar as aduanas argentina e chilena no paso Integración Austral.




Depois dessa "aventura" atravessamos o histórico estreito de Magallanes e seguimos por 160 quilômetros de rípio pra almoçarmos em um pitoresco restaurante, isolado no meio do deserto, antes de novamente enfrentamos as burocráticas aduanas para retornar à Argentina, mas já na Terra do Fogo.




Finalmente vencido esse trajeto, entramos novamente em solo argentino em direção ao extremo sul. Passamos pelo Lago Fagnano e iniciamos uma serra nevada, onde começamos a perceber alguns pequenos flocos de gelo se acumulando nos para-brisas.... logo esse gelo começou a engrossar e aumentar até que finalmente estávamos conduzindo as viaturas sob o cair da neve que nos acompanhou até a chegada em Ushuaia, onde fizemos questão de registrar felizes, em frente a famosa placa do fim do mundo, a gelada recepção que a neve nos proporcionou.





No dia seguinte nossa programação incluía conhecer uma parte enriquecedora da história do povo fueguino através de um trajeto no Trem do Fim do Mundo... sete quilômetros de muita história novamente debaixo de neve.






Após uma pausa da neve, fomos conhecer o desafiador Glaciar Martial onde após um saboroso lanche em uma charmosa casa de chás, subimos os mais de quinhentos metros de aclive até chegar a incrível ferradura do glaciar sob fortes rajadas de vento carregados de gelo e neve que intensificavam ainda mais a baixa temperatura, tornando praticamente insuportável a permanência por muito tempo no local. Uma aventura memorável. 









E no final, na saída do Glaciar, tivemos a grata surpresa de encontrar nossos amigos Plácido e Mariana, do projeto overlander "Livre Partida".

A próxima atividade prevista, era navegar no canal de Beagle, uma importante rota de navegação até o surgimento do canal do Panamá, que hoje marca a fronteira entre a Terra do Fogo na Argentina e a Patagônia Chilena. De suas águas gélidas e turbulentas avistamos as Ilhas Navarino já no Chile, várias ilhotas com Lobos Marinhos e Cormorões e o fantástico Farol do Fim do Mundo, o mais austral do planeta.











E a última aventura desta etapa, o trekking até a Laguna Esmeralda, vinte quilômetros guiando nossas viaturas e dez de caminhada entre belos bosques entrecortados por corredeiras represadas por Castores e com solo formado em grande parte por "turberas" ou turfas... material orgânico depositado por milhares de anos sobre um solo úmido e gelado, não totalmente decompostos, que proporcionam um caminhar macio, como se estivéssemos em um confortável colchão. Isso, claro, até chegarmos próximos ao lago, que fica em um ponto mais adiante e sobretudo, alto.






Seguimos por uma trilha íngreme e cheia de pedras para finalmente avistar um lindo e tranquilo lago de límpidas águas verdes esmeralda de encher os olhos e os cartões das câmeras... uma recompensa valiosa pelo esforço do grupo!






Ventos gelados e uma chuva persistente inclusive com pequenos grãos de gelo nos forçou a nos despedir desta verdadeira maravilha do fim do mundo.



Agradecemos esta segunda etapa ao apoio dos nossos parceiros da Revista Overlander e aos amigos do Receptivo Turístico "Brasileiros em Ushuaia" que nos ajudaram com valiosas dicas para aproveitar nossos dias no Fim do Mundo.


Até a próxima, sentido norte pela "Ruta 40"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!