segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Parques da Cantareira

A Serra da Cantareira, com sua maior parte na zona norte de São Paulo, tem cerca de 90 km² de extensão abrangendo ainda mais três municipios e é hoje a maior floresta urbana do mundo. Seu nome se deve aos antigos tropeiros dos séculos XVI e XVII que deixavam nesta região prateleiras cheias de cântaros (jarros de barro com água) chamadas de "cantareiras".

Além da curiosa origem do nome, a Serra da Cantareira é também historicamente importante pois foi a primeira "fornecedora" de água potável para a antiga cidade de São Paulo ainda no século XIX (e ainda hoje fornece água para grande parte da cidade).

Represa:
Antigo aqueduto da represa da Cantareira
Esse belo conjunto de montanhas de mata atlântica preservada, além de nos oferecer água e ar puro, é hoje um potencial pólo de turismo ecológico com diversos atrativos, como trilhas, cachoeiras, mirantes, rios, riachos e lagos, sendo também o lar de diversas espécies de passáros e aves, répteis, macacos, preguiças, tatus, suçuaranas e uma infinidade de árvores, flores e plantas que completam um ecosistema único e inigualável.

Pouco conhecido pela população de São Paulo, especialmente por quem não é da zona norte, o Parque Estadual da Serra da Cantareira é uma saudável opção de lazer para quem gosta de atividades em contato com a natureza ou simplesmente de contemplar lindas paisagens.

O parque é dividido em quatro núcleos:
  • Núcleo Engordador: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 - Estacionamento pago. Confirme valores no telefone 11 2995 3254. Conheça a represa e faça a trilha da cachoeira, vale a pena!




  • Núcleo Pedra Grande: Rua do Horto, 1799 - Não possui estacionamento. Maiores informações no telefone 11 2203 3266. A caminhada íngreme até o mirante que dá nome ao núcleo vale a pena. Lá também há o Museu com uma "maquete" de toda a Serra em escala.

Macaco Prego:
Filhote de lagarto que "fugiu" da mãe, capturado (e logo solto) pelo monitor ambiental:
Maquete do parque:

    Vista panomâmica da cidade do mirante da Pedra Grande:



      • Núcleo Águas Claras: Av. Sen. José Ermínio de Morais, s/n (Antiga Estrada da Cantareira, pouco antes do portal de Mairiporã). Telefone 11 4485 3975. O lago das carpas e suas "águas claras" são o maior atrativo.

      Abaixo, placa indicando o acesso por trilha ao Núcleo Pedra Grande:

      Logo na entrada da trilha das águas encontramos esse belíssimo exemplar de Jararaca tomando sol tranquilamente sobre um tronco caído na beira da trilha. Peçonhenta, mas não agressiva (exceto caso se sinta atacada) tiramos muitas fotos e até a filmamos antes dela se sentir incomodada com nossa presença.


      O "Lago das Carpas" é muito bonito e está mesmo repleto de Carpas mas suas águas não justificam o nome do Núcleo "Águas Claras".


      Por outro lado, a quantidade e variedade da fauna (inclusive insetos) é nitidamente maior que nos outros núcleos. Talvez isso se deva a aparente maior distância entre os pontos de concentração de visitantes.

      Outro detalhe que pode parecer uma falha, por exemplo, é a ausência de placas de distância entre os pontos de interesse, coisa comum nos outros núcleos.
      Várias espécies de macacos pulam entre os galhos das árvores:
      Filhotes de Carpas "atacando" um pedaço de pão atirado por um visitante.
      Evidentemente, dentro do parque não é permitido tirar ou plantar qualquer espécie vegetal, mesmo sendo nativa, o que constitui crime ambiental. Então plantamos - O Yago plantou - nossas duas mudas de Aroeira que ganhamos em uma campanha do "SOS Mata Atlântica" na ilha com o marco da divisa entre São Paulo e Mairiporã, bem em frente a portaria do núcleo Águas Claras.


      • Núcleo Cabuçu: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 - Guarulhos. Telefone 11 2401 6217. A Barragem e o "Recanto do Bugio" valem a visita.


      Aproveite o lado verde da nossa cidade cinza, pratique atividades ao ar livre, respire mais ar do que fumaça, leve seus filhos para curtir a natureza, faça um "piquenique" e conheça parte da história de São Paulo... esqueça o sofá, o shopping, o "fast food" e os programas de domingo... "aventure-se" mesmo sem ser radical, viva a vida... ela passa rápido!!


      Até a próxima!

      .

      Um comentário:

      Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!