quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como utilizar a bússola


Buscando informar quem tem o objetivo de praticar determinada atividade de aventura ou parte dela e não tem tanta experiência, pretendo esclarecer como se usa alguns equipamentos e ítens de segurança essenciais aos esportes de aventura. Entre eles, já foram citados anteriormente o Rádio PX e a Cinta de Reboque. A seguir destaco a "bússola" e depois pretendo ainda explanar sobre o "altímetro", o "GPS" e gradativamente, outros ítens inclusive de atividades específicas.

Bússola


A grosso modo, a bússola nos indica a direção a seguir através de uma agulha magnetizada que sempre indica o "norte" magnético, portanto é importante que se saiba antes qual direção se quer seguir e para isso, deve-se conhecer ao menos os pontos cardeais (além dos colaterais e subcolaterais):

Os pontos Cardeais são:

  • Norte - Inicial "N", também chamado de "Setentrional ou ainda Boreal";
  • Sul - Inicial "S", também conhecido por "Meridional ou Austral";
  • Este - Inicial "E" ou "L" (nos países de lingua portuguesa, "este" é chamado de "leste") chamado também de "Oriente";
  • Oeste - Inicial "O" ou "W" (em função do inglês "west") ou ainda "Ocidente".
Os "colaterais" são:
  • Nordeste - NO
  • Sudeste - SE
  • Noroeste - NO ou NW
  • Sudoeste - SO ou SW

Na imagem a seguir, uso como exemplo a Bússola transferidora "SILVA", uma das mais comuns no uso profissional, graduada em graus (0 a 360).


Localizando-se em um mapa ou carta:

A bússola pode nos ajudar a nos localizar no mapa quando não estamos certos sobre o ponto exato em que estamos. Para isso basta escolher dois pontos de referência bem característicos do terreno e que sejam identificáveis na carta (montanhas, antenas, curvas de rios, etc.).



A seguir, determina-se o azimute entre esses dois pontos e o local onde se está. Ao se transportar para a carta esses azimutes, sua interseção será o ponto onde o navegador se encontra.

Procedimento para determinar um azimute no terreno:

a) Coloca-se a seta de navegação apontada na direção do ponto de referência escolhido no terreno.

b) Gira-se o limbo móvel até que a seta de orientação coincida com a agulha que aponta sempre para o Norte.

c) Quando isso acontecer faça a leitura em graus no limbo móvel no ponto da seta de navegação. O valor encontrado é o ângulo do azimute.

Que direção seguir:

Para seguir no terreno uma direção (navegar) é necessário obter, na carta, o azimute dessa direção.

a) Coloca-se a bússola sobre a carta, sobre um local plano, de modo que seu lado maior fique ao longo da direção que se deseja seguir, apontando a seta de navegação para o ponto desejado.

b) Gira-se o limbo móvel até que as linhas meridionais fiquem paralelas aos meridianos da carta/mapa fazendo com que a seta de orientação aponte para o Norte.

c) Retira-se então a bússola da carta/mapa colocando-a horizontalmente à frente do corpo.

d) Nesta posição gira-se o corpo juntamente com a bússola, até que a agulha coincida com a seta de orientação.

e) A direção a seguir é determinada nesse momento pela seta de navegação.

Observações:

Na maioria dos mapas é preciso fazer uma correção referente à declinação magnética, normalmente indicada na legenda da carta como "Ângulo QM", ou seja, nem mesmo as melhores bússolas são “exatas” em relação ao mapa.

Evite também aproximar-se de campos elétricos ou objetos com grande massa metálica pois podem afetar o funcionamento da bússola. As distâncias mínimas recomendadas são:

Alta tensão - 60 metros

Veículos - 20 metros

Linhas telegráficas - 20 metros

Arame farpado - 10 metros

Transformadores - 60 metros


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!