terça-feira, 25 de agosto de 2009

Altímetro




Instrumento que básicamente serve para indicar a altitude em relação ao sólo ou ao nível do mar. Aos montanhistas ou "trekkers" por exemplo, que utilizam o altímetro de mão, serve como balisador de altitude e até posicionamento.

Hoje em dia, a grande maioria dos aparelhos de GPS, possui o recurso indicador de altitude em relação ao nível do mar que é encontrado também em alguns relógios destinados a práticas "out-door", entretanto, o altímetro convencional, ainda é muito utilizado em esportes de aventura, assim como na aviação esportiva ou civil onde é equipamento obrigatório.

Diferente do altímetro digital, os altímetros convencionais, ou analógicos, são constituídos por cápsulas aneróides, semelhantes ao fole de uma sanfona, mas extremamente delicadas. Quando esse “fole” é colocado ao nível do mar, a pressão interna do ar é igual a pressão que a circunda – externa - o que indica altitude zero.

O altímetro comum, indica a altitude em que se encontra, mensurando a pressão atmosférica, através da cápsula aneróide (barômetro) e transforma esse resultado em altitude representada em pés (feet ou ft) ou metros (m). Esta altitude é denominada pela sigla “NMM” que significa “Nível Médio do Mar” ou ainda “MSL” (sigla em inglês para “Mean Sea Level”) uma vez que ela é a referência média do nível da maioria dos oceanos.


Em regiões mais altas, o ar é mais rarefeito e, com isso, a pressão do ar que está fora diminui, o ar dentro do fole, então, se expande e faz com que a membrana aneróide se estique. Quanto mais alto estiver o instrumento, menor será a pressão do ar e essa deformação move assim o ponteiro do altímetro, que indica a altitude.

Legenda

  • Altitude Indicada (AI):

Em inglês “IA” que significa “Indicated Altitude”, é a altitude apresentada pelo altímetro, quando ajustado para indicar a distância vertical entre o ponto onde está e a superfície do nível médio do mar.

  • Altitude Verdadeira (AV):

“TA” do termo em inglês “True Altitude” é a altitude acima do nível do mar. É a que representa a distância, corrigida pela temperatura, entre o ponto onde se encontra e a superfície, solo ou água, livrando obstáculos caso existam.

  • Altitude Calibrada ou Corrigida:

Altitude obtida a partir da leitura no altímetro após corrigidos erros de posição e instalação.

  • Altura Absoluta:

Ou simplesmente altura, é a distância entre o ponto onde se encontra e o terreno ou superfície de sobrevôo, seja água ou solo.



Ajustes:

O altímetro normalmente dispõe de um botão para seleção de pressão determinada, que é lida na janela denominada "Janela de Kollsman". Alguns altímetros têm a graduação em "pol. Hg", outros em "mb/hPa" (Medição Barométrica por Pressão Atmosférica) e outros - mais específicos - apresentam as duas, cada uma indicando uma dessas escalas.


Uma boa fonte de informações sobre ajustes é o blog do Ícaro - O blog do aviador.


Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!