quinta-feira, 21 de maio de 2009

Utilizando a cinta de ancoragem ou reboque

Utilização correta da cinta de ancoragem ou reboque:

Em situações extremas, para tirar um pesado veículo 4x4 de um atoleiro ou de uma situação de imobilidade, muitos se utilizam de seus poderosos guinchos através da simples ancoragem do cabo de aço em pedras ou árvores, entretanto, poucos utilizam corretamente a cinta de ancoragem e outros sequer a utilizam.

Ao ancorar uma viatura em uma árvore, por exemplo, deve-se escolher bem a árvore pela circunferência do tronco, sua altura e firmeza e em seguida, passar a cinta a no máximo 50 cm (meio metro) do chão garantindo que fique bem fixa no tronco e só então engatar o cabo de aço do guincho.


Jamais passe o cabo de aço diretamente na árvore, pois com o peso do veículo, o cabo cortará a madeira, o que pode interromper definitivamente o fluxo da seiva, matando a árvore.

Vale lembrar também que essa prática é passível de autuação por qualquer agente de fiscalização ambiental (Policia Militar, Órgão de Meio Ambiente ou IBAMA) e, além de apreensão imediata do veículo e multa, pode render de 3 meses a 1 ano de detenção por crime ambiental especialmente se for praticado em área de proteção ou parques.

Outra ponto a se considerar é a questão da segurança. Muitos off roaders, alguns até experientes, arriscam-se ficando próximos aos cabos ou cintas quando estas estão sob grande tensão.

Cada cabo ou cinta tem sua capacidade máxima ou limite de tensão, entretanto é muito difícil mensurar quando um determinado equipamento está em situação de fadiga ou simplesmente já chegou ao limite de sua vida útil.

No caso de o cabo ou mesmo a cinta se romper, acidentes muito graves e até fatais pode ocorrer devido ao efeito de "chicoteamento" resultante, portanto, mantenha uma distância segura dos cabos quando eles estiverem sob tensão e use luvas grossas ao manuseá-los.

Aventure-se conscientemente, com segurança e responsabilidade!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!