segunda-feira, 16 de março de 2009

Trilha de Castellanos em Ilha Bela

Cheguei ontem de Ilha Bela onde na companhia de alguns bons amigos, fiz a famosa trilha de Castellanos como "zequinha"...

O que posso dizer é que a trilha de Castellanos não é (ou está) difícil pra quem tem altura, pneus (nem que seja T/A) e um pouquinho de técnica... mas se der bobeira, encalha mesmo.

Fomos em 7 viaturas, um Troller, um JPX, uma Cherokee (com 10" e guincho), um Samurai, um Vitara com 2", um Niva original com pneus militares e uma Pajero Sport original automática e com pneus 50/50. Apenas a Pajero teve que ser puxada principalmente na volta, pois nos trechos mais complicados os facões chegavam mesmo em uns 80 cm de profundidade, impedindo até a abertura das portas...
As fotos não demonstram de fato o que são esses facões...
Muitos trechos, exigem uma atenção especial em função da possibilidade de desmoronamentos e queda de barreiras... constantemente ficávamos a beira de perigosos precipícios.

Somente com a câmera bem próxima era possível visualizar o barro:

Abaixo, a foto de uma das árvores que após interditar a estrada, foram cortadas "na medida"!

Fora a Pajero, todos os outros chegaram e retornaram sem muitas dificuldades, mas todos torcendo muito pra não chover, pois aí ficaria imprevisível...
Na foto abaixo, o Vitara Valente do Clécio e ao fundo a Pajero Interprise:

No mais, a trilha é muito boa de se fazer, mas não é intransponível... O dito popular "pintam o diabo mais feio do que realmente é" cabe muito bem neste caso. Pra mim, o maior problema são os borrachudos, mas eu - precavido - tomei quatro doses diárias de complexo B por duas semanas e me lambusei de repelente em creme nos pontos estratégicos... Não tomei uma só picada!

O único ponto negativo, foi a constatação de algo de que já haviam nos alertado:

Durante nossa descida, quando tínhamos dificuldades com a Pajerona, uma Defender 130 branca, carregada de turistas (que ficaram muito assustados inclusive), antes mesmo de se aproximar de nós buzinava tanto que pensamos tratar-se de alguma emergência...

Havíamos acabado de desatolar a Pajero e ele "colou" na traseira do nosso comboio buzinando, desceu do carro e ficou gritando de forma muito agressiva "eu tenho hora, vamos andar, eu estou trabalhando..." e outras coisas que não vale a pena citar...

Enfim, assim que foi possível, deixamos ele passar e depois disso, pelo menos mais oito viaturas carregadas de turistas passaram por nós com toda a educação e paciência... ou seja, de quase 10 jipes que passaram pelo nosso comboio, apenas um deu problemas... uma exceção que acaba fazendo com que os jipeiros de turistas de Ilha Bela sejam generalizadamente mal falados.

Abaixo, uma foto de um dos jipeiros profissionais que foi educado e cordial, aguardando pacientemente nossos "enrroscos"... hehehe!!

Depois de tudo isso, as fotos abaixo da Baía e da praia de Castellanos, mostram que além da trilha, Castellanos tem muita natureza pra oferecer e tudo vale a pena!


Agradeço muito a todos os companheiros, mas especialmente ao Clécio em seu Vitara Valente e ao Cláudio e a Vera, com a intrépida nave "Pajerona" (ou "Interprise", como alguns chamam) que me acolheram como zequinha... além disso, uma menção mais que honrosa ao Niva do Júnior Atacama que desceu e subiu em passos lentos mas firmes... por último mas não menos importante, vale citar que mais uma vez o Marcão Barreirinhas, foi fundamental com sua iniciativa, coragem e companheirismo, ajudando a todos sem se preocupar com mais nada!!

Até a próxima aventura!!!

3 comentários:

  1. Parabéns, Soldier!
    Excelente texto! Que ficam cada vez melhores!
    Foi bom contar com você neste passeio!
    Contamos com você no próximo evento do
    Kataya4x4! rsrs
    Pode ser de Zequinha também! ;-)
    Ricardo
    (daquele troller ali de cima!)

    ResponderExcluir
  2. Aew Soldier, belo passeio.
    Espero logo logo poder dar um role com a Soldier Adventures.

    Abraço!
    Pedro Luis. Niva Blue xD

    ResponderExcluir
  3. Olá Seth/Pedro!

    Espero que logo vc possa mesmo participar de uma expedição... note a programação do lado direito do texto!

    A propósito, esta trilha de Castellanos não foi organizada pela Soldier Adventures e sim por um grupo off road (Kataia4x4) que surgiu em um dos meus eventos... essa turma promete!

    Gde abraço e fique de olho!

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!